27 de novembro de 2012

Menina bonita do laço de fita

Escolhi este livro (que amo!) para ler com meus alunos e falar sobre Diversidade, respeito ao próximo e foi um sucesso!!!
MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA
Ana Maria Machado
Ilustrações: Claudius
ISBN 9788508147595

Realizamos várias atividades a partir desta história.
Aqui estão algumas delas:

  • conversa sobre a história,falar que cada um é diferente e que nós somos como somos por causa da nossa família...
  • desenho da história
  • reconto da história feito pelos alunos na rodinha
  • contorno do corpo de um aluno para confecção da 'Menina' da turma e pintura da mesma,desenhando os detalhes que faltaram como olhos,boca,nariz...
  • lista com sugestões de nomes para a 'menina' (a escolha dos alunos foi Camila)
  • confecção de roupinhas de tecido para a menina (cada aluno fez uma menina pequena e uma roupa para ela)
  • escrita em cartaz (professor escriba) do trecho em que o coelho pergunta a menina porque ela é pretinha e exploração deste texto(procurar letras,palavras...)
  • vídeo da história
  • brincadeiras no pátio,como ''coelhinho sai da toca''
  • escrita espontânea de elementos da história e muito mais....
Vale muito a pena esta leitura...encantadora!!!


# depois coloco as fotos de algumas atividades

26 de novembro de 2012

Por que ler histórias para crianças desde cedo?




Talvez nunca tenha passado pela sua cabeça ler um livro para um recém-nascido. E muito menos para o bebê que ainda nem saiu da sua barriga. Não importa se ele não entende o significado das palavras, os benefícios vão muito além disso.

por Mariana Setubal, filha de Paulo e Cidinha

Você está sentada ao lado de um berço, num quarto quase escuro, lendo em voz alta um conto de fadas que adorava quando pequena. Na sua frente, um bebê de olhos arregalados parece não entender nada e estar pensando: "quem é essa louca falando sem parar?" Bom, ele pode não estar entendendo nada mesmo. Ou pode até estar entediado com essa história sem pé nem cabeça.

Para melhorar a situação, você poderia estar segurando seu bebê no colo e mostrando para ele as imagens, sons e texturas de um livro feito mesmo para bebês. Mas de um jeito ou de outro, o que importa é que você está introduzindo seu filho no mundo dos livros e dando o primeiro passo para ele se tornar um leitor.

Sim, porque o bebê pode até não entender nada da história, mas está ouvindo palavras – o que por si só já é um grande passo para o desenvolvimento da linguagem daqui alguns meses. Além disso, você o está familiarizando com esse objeto – o livro – e mostrando quantas coisas tem dentro desse novo “brinquedo”. Outro ponto importante é se aproximar do seu bebê. Com ele no colo, ouvindo as histórias, ele sente seu cheirinho, abraça, cria um vínculo forte de carinho e calma, que nem sempre está presente nas brincadeiras.

Não tem idade para começar a ler para um bebê. Você pode começar desde a gravidez. A partir dos 6 meses de gestação, o bebê já pode ouvir o que a mãe diz. Um estudo publicado na revista Science em 1986 mostrou que os recém-nascidos preferiam as histórias que eram contadas pelas mães, antes deles nascerem, do que histórias que nunca tinham ouvido. Mesmo de dentro da barriga, pesquisas conseguiram avaliar o interesse dos bebês pela fala da mãe por meio dos batimentos cardíacos. A mesma frase ou a mesma rima repetida várias vezes fazia a taxa de batimentos deles desacelerarem, o que indica atenção – eles paravam de se mexer para ouvir.


Está gostando da leitura???
Para continuar lendo esta super matéria da revista Pais e Filhos, clique no link abaixo.

Revista Pais e Filhos ed.501

 Fonte: Matéria da Revista Pais e Filhos, número 501,dezembro de 2011

Ideias para Cantinho de leitura

Em uma de minhas pesquisas pelo Google encontrei várias sugestões aconchegantes para se criar um ambiente agradável para leitura.
Compartilho algumas aqui para vocês se inspirarem!!!
Qual sua preferida???








*Estas imagens foram retiradas do Google, caso sua imagem esteja aqui e queira receber os devidos créditos, por favor entre em contato pelo e-mail fazinhabarcelos@gmail.com

25 de novembro de 2012

Anatomia de um LEITOR

Esta imagem estava circulando pelo Facebook e achei interessante para compartilhar aqui também ...

Dica de Leitura

Esta dica foi postada ontem em outro blog meu clique aqui para conhecer! e como aqui falaremos especialmente sobre leitura, resolvi compartilhar com vocês.


CUIDADO COM O MENINO!
Tony Blundell
Tradução de Ana Maria Machado
Ed. Salamandra
ISBN 978-85-7568-061-2

Outro dia, na sala de leitura da escola onde trabalho, me deliciando com os livros, encontrei este livro e na hora fiquei curiosa por causa do título.
Trata-se de ''um conto de fadas ao contrário'' muito criativo e divertido.
Qualquer menino poderia morrer de medo ao encontrar com um lobo faminto pela floresta, porém este não é um menino qualquer e resolve com muita sabedoria dar uma lição no lobo mau, ou melhor, lobo bobo!

Sejam todos bem vindos!!!

Esta é a primeira postagem de muitas que virão...
Pretendo com este blog compartilhar minha paixão pelos livros e assim poder contagiar várias pessoas com a magia que eles têm!Vamos também trocar figurinhas, sugestões de atividades a partir dos livros,teremos sorteios e muito mais!!!
 Este nome surgiu a partir de um trecho do livro 'O menino maluquinho', de Ziraldo, onde o autor fala que o menino tem 'macaquinhos no sótão'.Como macaquinhos são muito sapecas (nada contra), pensei em escolher um outro animal que pudesse ser delicado e encantador.O escolhido foi o pássaro, pois além de todo seu encanto também é responsável por semear flores e frutos por aí...
Este passarinho aqui é especial, ele tem a missão de semear a magia e o encanto das histórias para fazer nascer muuuuuuitos LEITORES!!!