28 de dezembro de 2015

Promover a leitura e o acesso aos livros é um ato de amor

"Fazer um bem, fazer um bem a quem se quer bem... 
e também a quem nem se conhece bem.
Bia Bedran

Fazer um bem ao próximo nem sempre é difícil e não precisa ser algo "grandioso". Pequenos gestos e atitudes podem fazer a diferença na vida das pessoas. A literatura tem o poder de encantar e de aproximar as pessoas e, fazer algo de bom para alguém através dela é, no mínimo, terapêutico (para ambos os lados)! Falo do lugar de quem viveu durante alguns meses a experiência de ler para crianças hospitalizadas e de quem, recentemente, teve a oportunidade de ler poesias para idosos em um asilo. Essas experiências engrandecem a alma, nos fazem refletir sobre o sentido de estarmos aqui na terra. Chego a acreditar que o bem maior é feito para nós mesmos enquanto nos voltamos para o outro. Promover o acesso aos livros literários e partilhar boas histórias é também fazer um bem ao próximo. 







O ano de 2016 já está na porta e o post de hoje é dedicado a quem deseja fazer algo pelo próximo, tendo como objetivo a promoção da leitura, e ainda não sabe como e por onde começar. A minha sugestão é: comece aos poucos e depois as coisas boas vão fluindo, novas ideias surgem... Já dizia um filósofo que agora não me recordo o nome,  mas sua frase ficou em mim: "semeia o grande no pequeno".






Veja algumas ações que podem ser feitas por você ou por um grupo de amigos para compartilhar boas histórias e incentivar a leitura:
  • LIVROS LIVRES - você pode "esquecer" livros em bancos de praças, consultórios, metrôs, ônibus, etc. Com certeza, quem encontrar ficará muito feliz. Deixe um recadinho do tipo "Eu não estou perdido! Sou um livro livre, depois que você me ler, liberte-me em outro lugar para que cada vez mais pessoas possam me conhecer..."
  • VARAL DE LIVROS - estender um varal e pendurar alguns livros para que as pessoas possam escolher e levá-los para casa. Esta é uma ideia bacana, que conheci através da página do Facebook Leitura no varal, idealizada pela amiga Letícia e que nos serve de inspiração.
  • CIRANDA DE LIVROS - pode ser feita entre amigos que gostam de ler ou por amigos que têm filhos e querem incentivar a leitura. Pode também ser realizada na escola de seu filho ou com a sua turma (se você for professor). Escolha títulos de livros de acordo com a quantidade de participantes e organize um rodízio entre os livros, até que o seu livro retorne à você.
  • FAZER UM BEM -  procure hospitais ou casa de idosos e se ofereça para ler e/ou contar histórias, poesias... Você pode procurar por Ong's e Associações que realizam este trabalho e tentar se inscrever. Uma delas é a Associação Viva e deixe viver, que tem pólos por vários estados do Brasil.
  • CORREIO LITERÁRIO-  que tal propor aos alunos uma troca de cartas entre eles e algum autor preferido durante um período do ano? Pelo Facebook é possível encontrar vários autores e convidá-los para participar deste projeto. A culminância pode até ser um encontro com o autor!
  • SACOLA DE LEITURA (ou bolsa viajante) - escolha um ou mais livros e coloque numa sacola bem bacana, que pode ser de tecido ou TNT, e empreste para a criança levar para casa e ler com a família. Para escolha da criança é interessante o sorteio ou de repente, seguir a lista da turma. Esta ação pode ser feita entre amigos também e se tiver um boneco personagem do livro fica bem lúdico, já fiz uma vez com o Gildo, da Silvana Rando. A criança recebia uma bolsa com o livro, o boneco, uma folha branca e lápis de cor para registrar sobre a história.
  • TROCA-TROCA -  disponibilizar alguns livros para troca, do tipo "leve um e deixe outro". Você pode fazer parceria com algum comércio do seu bairro e utilizar o espaço para colocar os livros ou até mesmo colocá-los em caixotes numa praça com as regras de uso.


Estas são apenas algumas ideias para inspirar e motivar as pessoas a partilharem leituras e semearem o amor pelos livros. Escolha uma (ou várias) e faça a diferença na vida de alguém! Boas semeaduras! 

2 comentários:

  1. Maravilhas passarinheiras!!
    Beijos querida e parabéns pelas dicas inspiradoras!!

    ResponderExcluir
  2. Ótimas ideias. Boas festas, Fabiola! Abraços!

    ResponderExcluir

Sua visita aqui no sótão é muito importante! Não deixe de escrever o que achou.