Blandina é casada com o ilustrador José Carlos Lollo (na foto) e juntos formam uma dupla muito bacana que cria histórias pra lá de legais e já receberam vários prêmios por seus livros! Aqui no sótão temos alguns de seus livros e estamos sempre (re)lendo!
Leia aqui o que conversamos e conheça um pouco mais sobre a autora:
Passarinho - Quando era criança, você gostava de ler?
Blandina - Sim, sempre gostei de ler. Sou filha de escritor e cresci cercada de livros, com meu pai ouvindo óperas e escrevendo em uma máquina de escrever Olivetti.
Passarinho - Quando decidiu ser autor/ilustrador?
Blandina - Na verdade eu não decidi ser uma escritora, os livros aconteceram em minha vida quando eu já tinha quase 40 anos. Um dia escrevi uma história, todo mundo gostou, depois encontrei o Lollo que hoje é meu marido e parceiro de livros e juntos começamos a contar e publicar histórias para as crianças. Começou como uma brincadeira e continua sendo, só que agora mais crianças brincam com a gente.
Passarinho - Se lembra de algum livro que lia na infância ou tem algum que te marcou em especial?
Blandina - Não tenho nenhum livro em especial que tenha me marcado. Sempre li de tudo um pouco. Meu pai dizia que o que importa é ler, qualquer coisa valia. Tinha uma coleção de livros chamada Fábulas Encantadas que era vendida nas bancas quando eu era criança que tem as ilustrações mais lindas do mundo e sempre que vou a um Sebo procuro e compro. Lia todo e qualquer gibi que aparecesse na minha frente. Amava Timtim, Luke Lucky , Bolota e Pato Donald. Depois li todos os policiais da Agatha Christie.
Passarinho - Como surgiu a ideia para seu primeiro livro? Qual foi ele?
Blandina - Acho que o primeiro livro que eu e Lollo fizemos juntos foi o Pum. Não sei se ele foi o primeiro a ser editado, mas acho que foi o primeiro que escrevemos juntos e a história todo começou por causa de um cachorro que eu tinha na época, que não soltava pum, mas era fedido como um. Não importava quantos banhos ele tomava, ele sempre estava fedido.
Passarinho - Quantos livros aproximadamente possui em sua biblioteca particular?
Blandina - Não sei muito bem, mas acho que temos uns 2 mil livros no nosso escritório. Isso até a nossa próxima ida a livraria.
Passarinho - Você tem alguma mania ou algum hobby?
Blandina - Tenho muitas. Bordar, tricotar, fazer bonecos, e depois que conheci o Lollo, colecionar brinquedos, que é uma grande paixão.
Passarinho - Como você vê o trabalho de incentivo à leitura no Brasil?
Blandina - Acho que muito precisa e poderia ser feito para formar mais leitores. O único grande programa de incentivo montado por uma empresa que vejo, é o do Banco Itau ,que monta bibliotecas e distribui livros para as crianças. A maior parte do que vejo de incentivo a leitura, parte de pessoas físicas, formiguinhas que vão em escolas, montam bibliotecas, fazem contações de histórias. Acho uma pena não haver maior incentivo para as crianças lerem. Livros ajudam as crianças a crescer, superar problemas, aprender, imaginar e depois serem adultos mais divertidos.
Passarinho - Deixe um recado para as crianças sobre a importância da leitura:
Blandina - Ler é importante porque é legal. Porque é divertido, porque ensina coisas que você nem sabe que precisa aprender, porque apresenta o mundo, alimenta a imaginação, te ajuda a sonhar, e de quebra ainda te faz dar risada quando a história tem um vilão que mereça.
Aqui estão alguns dos livros da Blandina e do Lollo:
Eu adoro este!!! |
A trilogia preferida das crianças!!! |
Para conhecer outros títulos, CLIQUE AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua visita aqui no sótão é muito importante! Não deixe de escrever o que achou.