7 de outubro de 2015

Bate papo no sótão - 4

O ilustrador Dane D'Angeli aceitou o convite e veio bater um papo comigo aqui no sótão.
Dane nasceu em Porto Alegre, RS e atualmente mora em Gravataí. Descobriu seu talento para desenhar e colorir ainda criança e se dedica à ilustrações de livros infantis. Dane também é Coordenador da Regional Sul da AEILIJ  (Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil).
Leia abaixo a nossa conversa:

Passarinho - Quando era criança, você gostava de ler? 

Dane - Sempre gostei de ler, texto e imagem, desde criança. Adorava ler gibis, revistas ilustradas e livros. Lembro do  primeiro contato com  a literatura através da série Vaga-lume, uma coleção de livros lançados  pela Editora Ática a partir de 1972 e ilustrados, na maioria, por Jayme Leão, referência em ilustração.

Passarinho - Quando decidiu ser ilustrador? 

Dane - Eu sou ilustrador por que nunca abandonei o desejo de desenhar, ler o mundo através do olhar e me comunicar através da imagem. Foi um caminho natural. A única escolha que fiz foi optar por ser um ilustrador de livros de literatura infantil e juvenil.

Passarinho - O que te inspira na hora de criar? 

Dane - O texto é o meu passaporte para o imaginário. 
A ideia de que um artista profissional depende de inspiração para criar me parece um tanto equivocada, apesar de comum. O processo criativo, em  parte, é "braçal", 95% de suor e 5% de inspiração e insights. 

Passarinho - O que faz para se apropriar do texto do autor? 

Dane - Procuro ativar os meus sensores e introjeto o texto lendo-o em silêncio, lendo-o em voz alta, lendo-o para o outro e contando a história e os pontos que me marcaram nela sem o texto impresso em mãos. Aquilo que me marca é aquilo que sinto e minha arte é construída a partir do sentir.

Passarinho - Que tipos de livros gosta de ilustrar? 

Dane - Eu sou ilustrador de livros de literatura infantil e juvenil e é dentro deste universo que  gosto de desenvolver o meu trabalho.  Posso ilustrar qualquer  tema.

Passarinho - Quantos livros aproximadamente você já ilustrou?

Dane - Tenho nove livros lançados e ainda não lancei um como escritor e ilustrador. 

Passarinho - Que técnicas você mais utiliza? Que cores prefere? 

Dane - Utilizo técnica mista, ou seja, misturo o tradicional, o digital e técnicas não  convencionais. Gosto de todas as cores e da ausência de todas elas também. Uma folha em branco é o que mais me atrai.

Passarinho - Quantos livros aproximadamente possui em sua biblioteca particular? 

Dane - Nunca contei, talvez cem ou duzentos. Muitos livros apenas passam por minhas mãos e depois vão embora, ganham asas.

Passarinho - Você tem alguma mania ou algum hobby? 

Dane - Manias de leonino, ou seja, nenhuma. 
Um hobby, música.

Passarinho - Como você vê o trabalho de incentivo à leitura no Brasil? 

Dane - O maior incentivo à leitura que o país pode ter são os pais lendo em casa e oferecendo literatura para os filhos. Estudei a vida  toda em escola pública e durante aquela fase, lembro bem, eu e minha geração jamais recebemos um autor na escola ou tivemos a oportunidade de visitar um evento literário. Vejo com  bons olhos, apesar dos fantasmas de uma crise anunciada, o trabalho de incentivo à leitura realizado em nosso país. Entretanto, além das iniciativas de governo, o que me deixa mais contente são as  pessoas e os profissionais engajados  fazendo aquilo que mais amam, incentivando o hábito de ler nas crianças, jovens e adultos. 

Passarinho - Deixe um recado para as crianças sobre a importância da leitura: 

Dane - Meninos e meninas é importante ler, ler por completo. Leiam  muitos livros. Leiam textos e leiam imagens. Mas, acima de tudo, leiam a vida por inteira. Leiam aquilo que pode ser visto e aquilo só pode ser sentido.

Para saber mais sobre o Dane e conhecer os livros que ele já ilustrou, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita aqui no sótão é muito importante! Não deixe de escrever o que achou.